COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 julho 2006

REUNIÃO SOBRE TURISMO É SUCESSO!!!

A primeira reunião para implantação do turismo em Poxoréo, viabilizando a proposta do Paulo Americano foi realizada no sábado, dia 29, no Skina Bar, de propriedade da Neta e Neguinho. A reunião foi coordenada pela Mônica Alecrim, especialista em turismo, com o auxílio da Neta. Estiveram presentes : o prefeito Antonio Rodrigues da Silva, os vereadores Antonio Lélis, Jailton Xavier, José Correa Filho e Nilton Rodrigues "Bisa", da representante da secretaria de turismo de Poxoréo Sandra Sol, dos engenheiros Osmar Nascimento e José Ribeiro "Zecão", do arquiteto Jean Wstock, da jornalista Lidiane Moraes, dos educadores Giovanna e Renato Malettin e Lena Guedes, do advogado Jeovani Pereira Xavier, do programador e analista Adilson Bioys Rodrigues, da representante da ARTEPOX – Artesanato Poxoréo Ruzulina Carvalho, Reinaldo Sol, dentre outros convidados.

Foram discutidos e abordados os seguintes temas: criação do website para divulgação do turismo, importância da limpeza e saneamento básico da cidade; utilização da mão-de-obra dos moradores de Poxoréo em eventos promovidos pela prefeitura; revitalização do morro da mesa; resstruturação da ONG Perspectiva 21, dentre outros.
"Mônica Alecrim colocou de forma precisa o que tem que ser feito e quais os meios para se conseguir recursos para Poxoréo poder investir no turismo porspectivo. Disse da importância da conscientização de toda população para que abrace o projeto de turismo em Poxoréo. O primeiro passo será a construção de um importante web site tur, sob a coordenação do programador Adilson Bioys Rodrigues para a divulgação internacional das nossas potencialidades turísticas" (fonte:blog Poxoréo).


Segundo relato da coordenadora Mônica Alecrim "esta iniciativa é totalmente voluntária por parte da maioria, todos estamos doando nosso profissionalismo, boa vontade e parceria, se estamos engajados nesta causa é porque acreditamos que algo ainda pode ser feito pela nossa tão sofrida cidade e lutaremos até quando realmente não for mais possivel seguir em frente.
Tiraremos forças de todos os comentários negativos para lutarmos muito!! Será gratificante poder enxergar na nossa cidade um caminho mais próspero para todo esse povo cansado e sem expectativa alguma. A nossa bandeira será a geração de emprego, de renda e movimentação da economia através do nosso maior potencial ainda inexplorado, que é o Turismo, sendo desenvolvido com profissionalismo e sustentabilidade".

A reunião com certeza já representa uma grande vitória por ter conseguido unir pessoas de vários segmentos da cidade em torno de um mesmo ideal, destacando a presença do prefeito Antônio Rodrigues da Silva, que desde o princípio se mostrou receptivo ao projeto idealizado pelo Paulo Americano.

Nós, assim como o Paulo, aguardávamos ansiosos por notícias desse encontro. Em virtude de compromissos e responsabilidades, muitos não puderam estar presentes "apenas de forma física", porque de "coração" todos fizeram questão de estar, inclusive encaminhando várias sugestões através de e-mail, o que traduz a robusta certeza de que este projeto será empreendido e realizado por todos os que amam a cidade.

Concordamos plenamente com nosso amigo Nides Freitas quando postula "Mas é aqui em Poxoréu que se encontra um dos mais claros exemplos de que nos é possível transformar um simples lugar em lugar de poder". Sim, temos um diferencial de lugares e pessoas já estruturado por Deus. E como diz o Paulo Americano precisamos sair desse "mundinho" e mostrar nossas belezas natas para o resto do mundo através de um sério e competente trabalho de divulgação, porque para isso possuímos pessoas muito qualificadas que em nada deixam a desejar para técnicos de outras cidades, tais como o Adilson Bioys e o Messião do Centro Juvenil.

Temos a certeza de esse é apenas o primeiro passo de uma longa jornada que culminará com uma grande vitória.

Avante...

Cila




29 julho 2006

O QUE REPRESENTOU O CENTRO JUVENIL NA MINHA VIDA

Por: Reinaldo Sol


O Centro Juvenil teve uma importância muito grande na minha vida por me ensinar através das suas atividades, a desenvolver melhor a disciplina, o espirito cristão , a espoortividade e a fraternidade.

Me lembro perfeitamente e com muitas saudades do troféu da juventude,todos os anos para mim a data mais esperada era o inicio deste campeonato. Puxa, como era entusiasmante ver todas as equipes perfiladas durante a abertura, as discussões em grupo para ver quem seria o atleta mais disciplinado para ganhar a "bicicleta", as apostas para ver quem seria o artilheiro da competição,enfim era um verdadeira emoção, confesso que em dia de jogo do meu time eu nem dormia direito esperando sempre o grande momento de entrar em campo.
Por estas razões e outras é que o Centro Juvenil aonde eu estiver sempre estará comigo em meu coração.

Agora chegou a hora de participar de outra etapa de colaboração com o Centro Juvenil, chegou a hora de ajudar buscar condições para que outras crianças e adolescentes possam ter o mesmo privilégio que eu tive um dia, ou seja, ter participado ativamente do meu "CENTRO JUVENIL".

28 julho 2006



Neste sábado, a partir das 8:30 hs da manhã, na Pizzaria e Lanchonete Skinão, de propriedade do Neguinho e Neta, acontece a primeira reunião do grupo de voluntários para discutir e apresentar o projeto de Turismo para Poxoréo, idealizado pelo Dr Kenneth Paul Raeder ( Paulo Americano), sob a coordenação da Mônica Alecrim, poxoreense formada em turismo em Santa Catarina, atualmente coordenadora de turismo da prefeitura de Barra do Garças, auxiliada pela Neta, com participação aberta a todas as pessoas que demonstrarem interesse no assunto.

A discussão acerca da implementação do turismo cidade é de fundamental importância para a o desenvolvimento sócio-econômico da cidade. Muitos projetos e idéias poderão ser aplicados também ao Centro Juvenil, uma vez que as pessoas que integram as comissões são praticamente as mesmas. O turismo, entretanto, é o macro-projeto que, por vias reflexas, equacionará muitos problemas que atingem a cidade e sua população de uma maneira geral.

É muito bom ver os poxoreenses "de nascimento" e "de coração" se mobilizando. Essas crises, celeumas, divergências, etc... (como queiram nominá-las) gerou um efeito reverso, pois somente serviu para "unir" o povo poxorense. Com muita propriedade já dizia Napoleão Hill "é do berço da adversidade que nascem as grandes vitórias".

Deixamos de lado apenas os nossos problemas pessoais e as nossas correrias e estamos nos preocupando mais com os problemas do nosso povo e da nossa cidade, e o que é melhor, pretendemos materializar essa preocupação em "atitudes".

Com certeza dessa reunião sairão brilhantes idéias de projetos que beneficiarão a cidade de Poxoréo, e de forma reflexa também o Centro Juvenil, O Hospital São João Batista, o Lar Laura Vicunã, dentre outros... mas os maiores beneficiados seremos nós, as pessoas que não se acomodaram e sairam da passividade para escreverem seus nomes na história da cidade.

Poderemos até ser aquele beija-flor que não conseguirá apagar o incêndio (abaixo), mas teremos a certeza de que estaremos fazendo nossa parte.

"O beija-flor e o incêndio na floresta"

Num dia de intenso calor surgiu um incêndio de grandes proporções que logo tomou conta da floresta. O incêndio crescia cada vez mais, e todos os bichos resolveram correr e abandonar a floresta, pensaram eles -"não há o que fazer senão sair imediatamente daqui".

Entretanto, ao contrário do que todos os outros animais estavam fazendo, um pequeno beija -flor pousou num riacho perto e encheu o seu biquinho. Voou em direção ao incêndio e jogava água no fogo... Repetiu esse ato inúmeras vezes, até que foi interpelado por um animal que estava em fuga:

-você está louco, beija-flor, pensa que vai apagar o incêndio da floresta carregando água no seu bico???

-eu sei que não - respondeu o beija-flor - mas tenho certeza de que ficarei com a minha consciência tranquila porque "ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE"..

Juscilene (Cila)

ARQUIVO DO CENTRO JUVENIL EQUIPE JUVENTUS


Aqui está a equipe do JUVENTUS - Cat. "B", que brilhou nos gramados do Centro Juvenil.
Novamente aguardamos o apoio dos colaboradores para identificar e informar ao públicos "craques" dessa equipe.


Alguns jogadores da equipe do Corintias (arquivo de 13.07.06) foram identificados, a saber: Marivaldo, Zé Carlos, Valter, Jasoni, Tachinha, Dinho, Pelé e Dionésio.
Conforme inúmeras solicitações recebidas, providenciaremos também fotos relativas às equipes de Volley, handebol e futebol de salão que também brilharam nas quadras do Centro Juvenil.

Juscilene

COMENTÁRIO DO PAULO AMERICANO

"E um motivo de grande satisfacao ler os diversos blogs escrito por poxoreenses que demostram um alto nivel de conhecimento das. coisas que atrapalharem o Municipio.
E uma coisa muita significativa ver que Poxoreu tem um corpo de pensadores que tem toda oportunidade TOMAR conta das coisas boas.
Talvez, ter problemas do tamanho que Pox City tem esta provocando o BEM. Talvez as dias estao numerados para aqueles que nao servem para solucionar os problems do municipio.
Se Deus quiser, vamos ver e fazer a forca que este ano vai ser a vira volta em favor de coisas realmente boas para NQPX.
Espero que a reuniao sabado sobre o turismo vai representar, junto com os esforcos feitos para Comissao Independente de Apoio ao Centro Juvenil, vai virar mais uma pagina na direcao reta.

Poxoreu esta abencoada com gente como voces!!!!

Paulo Americano


26 julho 2006

"INCENTIVO FISCAL É POUCO UTILIZADO"

Segundo reportagem veiculada na Folha de São Paulo, 25/07/06, sessão Sociais&CIAS, "o incentivo fiscal a empresas é pouco utilizado. Por falta de planejamento e dificuldade para manejar as leis, as empresas brasileiras deixam de fazer doações a projetos sociais que custariam pouco ou nada a seus caixas, já que seriam abatidas de impostos a pagar".
"Para incentivar as doações de pessoas jurídicas e físicas aos Fundos da Infância e Juventude, a Unafisco, sindicato dos auditores fiscais, criou a campanha Tributo à Cidadania, com dicas para o contribuinte. Mais informações em www.tributoacidadania.org.br.
Os valores destinados a Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente podem ser deduzidos em até 1% do Imposto de Renda devido para pessoa Jurídica e até 6% para Pessoa Física.
Ou seja, não só as pessoas jurídicas, mas também as pessoas físicas têm dedução fiscal dos valores doados, o que poderia ser uma ótima saída para conseguirmos verbas para as entidades de Poxoréo, como o Centro Juvenil e o Hospital São João Batista, e isso não representaria nenhum ônus para a empresa ou pessoa em virtude desse incentivo fiscal. Muitas empresas até preferem prestar esse auxílio social do que pagar efetivamente o imposto, pois o retorno desse ato é muito maior.
Muitos poxoreenses hoje radicados em vários lugares do Brasil são donos de empresas, ou até mesmo simpatizantes da nossa cidade. Assim poderíamos relacionar essas pessoas para viabilizarmos as doações que em muito ajudarão nossas entidades.
Cila

25 julho 2006

"NOSSA PEDRA MAIS PRECIOSA"


Diante da manifesta crise que se instaurou em nosso Município, onde assistimos às dificuldades do Centro Juvenil, do Hospital São João Batista, do Lar Laura de Vicuña, e a mais recente, a crise política levada a efeito pela veiculação de reportagem na revista Veja, e jornais do Estado, dando conta de que o prefeito da cidade teria supostamente recebido propina para aquisição de ambulâncias da PLANAN, não poderíamos deixar de externar nossa opinião.

Mas, paralelo a tudo isso, assistimos também campanhas que visam buscar soluções para a cidade, como a Comissão de Amigos do Centro Juvenil, as pessoas que estão se dedicando à recuperação do Hospital São João Batista, o apoio caloroso aos dirigentes do Lar Laura Vicunã e também a um grupo que tenta implantar o turismo em Poxoréo, cujo maior precursor é o Paulo Americano, que tem desenvolvido excelentes trabalhos de pesquisas e coletânea de dados .

Relendo antigas revistas da cidade, notadamente “o garimpeiro” n.º 1, de outubro de 1979, dentre outras fontes históricas, pudemos perceber o quanto o povo poxoreense é guerreiro e destemido, cujas características mais marcantes são a inteligência e criatividade. O poxoreense tem qualitativos reconhecidos em todo o Estado, prova disso são as conquistas pessoais alcançadas constantemente pelos poxoreenses espalhados mundo afora.

Dito isso, é momento de unirmos nossas forças para, com obstinação e organização ajudarmos nossa cidade Natal a transpor esses obstáculos com discernimento e inteligência.

A crise, por maior que seja não abala a nossa capacidade de superação. A cidade que tanto nos ofereceu hoje precisa do nosso apoio. Ali está todo o nosso patrimônio de vida e temos o dever legal e moral de lutar por tudo isso.

O decorrer dos anos, aliado a inúmeros outros fatores, nos demonstrou, inequivocamente que o povo poxoreense, com a sua garra, coragem e determinação, É A PEDRA MAIS PRECIOSA que a cidade produz!
cila

23 julho 2006

CONVITE

A Missão Salesiana de Mato Grosso, juntamente com a Paróquia São João Batista, minha família e eu, Dc. Josuelino, temos a grata satisfação de convidar V. Sª. e Exma. família, para a Celebração Eucarística, na qual, pela graça de Deus e imposição das mãos de Dom Sebastião Assis de Figueiredo, ofm, bispo desta Diocese de Guiratinga, receberei a Ordem do Presbiterato, consagrando-me Sacerdote para melhor servir à Igreja, Povo de Deus.
Conto com sua presença e suas orações.
Um abraço fraterno.
Dc. Josuelino da Costa Afonso



Celebração Eucarística:
Dia 29 de julho, às 09h00, na quadra coberta do Centro Juvenil.
Primeira missa:
Indápolis (Dourados-MS): dia 30 de julho, às 18h00.
Poxoréu (Igreja Matriz): dia 06 de agosto, às 18h00.
Contato:


Centro Juvenil: (endereço acima)
Secretaria paroquial:
Praça da Liberdade, 128 - Centro
Fone: (66) 3436-1324

Residência Salesiana:
Praça da Liberdade, 128 - Centro
Fone: (66) 3436-1620
josucosta@hotmail.com
MSMT – SÃO JOÃO BATISTA
Av. Dom Bosco, 01 – Centro – CEP 78800-000 - Poxoréu-MT - Fone: (66) 3436-1603
Fax: (66) 3436-1579 - CNPJ: 03.226.149/0026-30 – Inscrição Estadual: Isenta
E-mail: centrojuvenil03@hotmail.com



“Deixai vir a mim as crianças; o Reino de Deus pertence aos que são como elas” (Lc 18, 16).

20 julho 2006

HOJE É DIA DO AMIGO



Neste dia tão especial é momento de lembrarmos dos nossos velhos e verdadeiros amigos. A cidade de Poxoréo, e o Centro Juvenil, de uma maneira especial sempre nos propiciou verdadeiras amizades, conforme podemos perceber na fotografia do arquivo do Centro Juvenil. Crescemos, e no decorrer das nossas nossas vidas entabulamos contatos com uma gama de pessoas, mas os verdadeiros amigos, aqueles que acompanharam nosso crescimento, que participaram das nossas brincadeiras e alegrias de criança, esses não os esquecemos jamais. Não há distância, tempo ou ausência que separem os verdadeiros amigos, pois a amizade e todos os sentimentos bons que dela decorrem são a mola propulsora da nossa vida. Fica registrada a linda mensagem que recebi de uma grande e inesquecível amiga de infância.

"MENSAGEM AO AMIGO"

"Pessoas entram na sua vida por uma Razão , uma Estação ou uma Vida Inteira .Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.Quando alguém está em sua vida por uma Razão é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou.Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajuda-lo física, emocional ou espiritualmente.Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e elas são!Elas estão lá pela razão que você precisa que elas estejam lá.Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente,esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.Ás vezes, essas pessoas morrem.Ás vezes, elas simplesmente se vão.Às vezes, elas agem e te forçam a tomar uma posição.O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito.As suas orações foram atendidas.E agora é tempo de ir.

Quando pessoas entram em nossas vidas por uma Estação , é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender.Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir.Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez.Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer.Acredite! É real!Mas somente por uma Estação .

Relacionamentos de uma Vida Inteira te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida.Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida.É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.Obrigado por ser parte da minha vida.Pare aqui e simplesmente SORRIA."

Valdeli Ataide dos Santos

ex-aluna do Centro Juvenil

Brasília-DF

19 julho 2006

"GENTE QUE FAZ PARTE DA SOLUÇÃO"


“Estamos ajudando estas pessoas a desabrochar e a crescer. A transformação está sendo realizada dentro dos corações e das cabeças deles e o resultado não dá para medir agora, como o aumento no número de prédios e instalações. Só
veremos os resultados daqui a 30 ou 40 anos”
Mestre Armando Catrana
(texto extraído da reportagem - aprovada área para missão salesiana - fonte: website da câmara Municipal de Três Lagoas/MS

Pertinentes os comentários do Paulo Americano, diga-se, americano de nascimento e Poxorense de coração. Nós, Poxoenses, somos um povo de muita garra e perseverança, "não desistimos nunca", basta apenas termos consciência do nosso potencial para transpor as barreiras dos pseudo-obstáculos que se colocam à nossa frente.
Tenhamos como parâmetro o exemplo vivo do Mestre Armando Catrana, que mesmo com saúde debilitada, cabelos brancos está recomeçando seu trabalho em outro local, plantando sua sementinha, cujos frutos, conforme ele mesmo relatou, só serão colhidos daqui a 30 ou 40 anos, talvez.
Nós, que convivemos longos anos com seus ensinamentos, já somos os frutos que ele plantou ontem, e daí? Não basta apenas reconhecer a importância deste trabalho sem perpetuá-lo. É preciso que também plantemos nossa semente e contribuamos para que essa "árvore" não morra.
Poxoréo é uma terra abençoada, não só por sua riqueza pessoal, natural e paisagística, mas também por que para lá Deus sempre encaminha pessoas "iluminadas", que se doam gratuita e incondicionalmente para o desenvolvimento da cidade e sobretudo das pessoas em todas as dimensões de pessoa humana.
Como exemplo dessa assertiva poderíamos citar páginas de nomes de pessoas que ali gravaram seus nomes, notadamente no Centro Juvenil, tais como o Mestre Armando Catrana, professor Neuvany Veriano Martins, Raul Dorilêo, Adolfo Catalá, Luigi Galibert, Padre Pedro, irmã Ângela, Lucia Voltan e José Antônio, Josuelino, dentre outros, inúmeros...
Entretanto, diante das acirradas e atuais discussões acerca do Lar Laura Vicunã, envolvendo o casal Zanettin, convidamos a uma reflexão.
Quem é RENATO ZANETTIN? A pergunta é facilmente respondida quando empreendemos uma simples pesquisa em sites de busca da internet.

O professor Renato Zanettin nasceu em Vedelago (Treviso ) ITALIA , aos 31 de Outubro de 1943. Iniciou seus estudos na escola primaria da sua cidade de origem. Concluido o ensino fundamental, completa o segundo grau, formando-se Professor, no Instituto Magistral “Gaspara Stampa”, em Brescia, no ano de 1963. Em seguida entra no Instituto de Arte de FIRENZE “Porta Romana”, onde adquire o titulo de “Mestre de Arte “ no ano 1972.
No ano 1978 recebe o titulo de “Accademico Belle Arti – sez. Pittura” na Accademia Internazionale di San Marco de NAPOLI (carteira n.02159), equivalente ao título de doutor no Brasil. Durante 27 anos é docente de Desenho e Educação Artística na Escola Estadual Media e Superior. Participou de exposições coletivas de telas em óleo e de aquarelas na Itália, França e Suíça e teve exposições personais em varias cidades Européias. (informações extraídas do website www. cultura.mt.gov.br – Secretaria de Estado e de Cultura de mato Grosso).
Não bastasse isso, o casal Zanettin desenvolve, há longos anos, trabalhos com crianças, jovens adolescentes e também adultos, abrindo as portas da cultura para o nosso povo tão humilde. Tal trabalho possibilita não só o desenvolvimento da pessoa enquanto cidadã, mas também propicia-lhe uma fonte de renda, tão necessária diante da escassez de trabalhos fixos em nossa região. Os reflexos e reconhecimento desse trabalho tão dignificante já ultrapassaram as fronteiras do nosso município, ganhando repercussão no Estado, no Brasil e também internacional, conforme se afere em matéria publicada nesta página.
Diante de todo esse quadro, gostaríamos de relatar uma história de um velho filósofo para reflexão.
"Estava o velho filósofo sentado à beira do mar, riscando a areia, quando ali chegou o rei. Ele se assustou com a ilustre presença, mas não perdeu a calma e continuou a fazer rabiscos na areia.
- tenho ouvido na minha aldeia que você é uma pessoa muito sábia e venho me consultar - disse o rei.
-pois não senhor, se os meus conhecimentos lhe servirem... - disse o filósofo
- hoje vou levar um dos meus súditos à forca, ele me fez uma contrariedade muito grande. Mas apesar de tudo, sempre foi um servo muito prestativo, muito leal ao rei e ao meu povo e serve de conselheiro aos trabalhadores da aldeia, por isso estou em dúvida. Com o seu conhecimento, posso chegar a uma conclusão do que devo fazer, enforco o súdito e satisfaço a minha vontade pessoal ou deixo-o vivo passando pela humilhação de ter que voltar atrás em minha decisão de rei.
O velho filósofo continuou de cabeça baixa, muito calmo, e respondeu:
- meu senhor.... é muito simples. Todas as nossas decisões são muito simples.
Se o senhor achar que ele faz parte do problema, enforque-o...
se o senhor achar que ele faz parte da solução, deixe-o viver...
Que essa bela história sirva para reflexão, pois temos a certeza irretorquível que o casal Zanettin faz parte DA SOLUÇÃO para a nossa cidade.
Juscilene Vieira de Souza
Cila


MENSAGEM DO PAULO AMERICANO

"Li com grande interesse os artigos contidos no web site da Comissao de Apoio ao Central Juvenil de Poxoreu.
Tres Lagoas, Mestre Armando e o casal Zelattin estao de parabens para estes sucessos.
Certamento, os trabalhos deles de conseguir finances para os programas a prol do povo treslagoense e os marcheteiros classicos de Poxoreo nao vieram sem muito esforco. Ha uns 30 anos de trabalho em Mato Grosso deles e os muitos voluntarios anteriores.
Poxoreu necessita examinar este esforco e promulgar o mesmo -ou melhor!!!
Tem que sair do "mundinho" e entrar no MUNDO.
Entretanto, o Municipio tem que dar apoio a todos que estao trabalhando a prol da comunidade. O Municipio tem que estar bem em FRENTE das iniciativas positivas que resultarao em melhoria da economia geral.
A experiencia de Tres Lagoas, MS, pode ser visto como um "modelo" para Poxoreu seguir. Como que Poxoreu podera receber o mesmo apoio financeiro? Porque o municipio esta carente de recursos financeiros? Como que o Municipio poderia liderar uma revirada desta situacao.
Poxoreu, infelizmente, nao pode ser culpado totalmente. Ha municipios no mundo inteiro (sim, os USA incluido) que tem dificuldades em fazer os trabalhos de base necessarios para atrair os tecnicos/intendidos necessarios para assessorar e asegurar o desenvolvimento dos planos e projetos necessitados. Acontece que os municipios "mais expertos" pegam os recursos (ver nosso irmaos Rondonopolis, Primavera do Leste, Barra do Garcas e Cuiaba de agora) e os demais ficam para tras
Poxoreu, felizmente tem uma tradicao de gente nato a "de coracao" espetacular espahamado nos quatro cantos do MUNDO, Os recursos turisticos sao belissimas, mas o Municipio necessita melhorar o aspeto de UNION. (A uniao faz a forca!) e de boa vontagem por todos sem interessas particulares".
Paulo Americano -U.S.A.

13 julho 2006

ARQUIVO DO CENTRO JUVENIL - EQUIPE CORINTHIAS


Através da colaboração de amigos, foram identificados alguns jogadores da equipe do PALMEIRAS, sendo: Dr. Walterly Ribeiro da Silva, Joaquim, Suail, Miraldo, Wezer, Maurício, Caio e "Barata".
A equipe desta semana é a do corínthias categoria "B". Novamente vamos aguardar a colaboração dos amigos para identificarem os "craques" da equipe e maiores detalhes. Continuem participando e contribuindo para relembrarmos um pouco da histório do Centro Juvenil e do papel fundamental que ele desempenhou na vida de cada um que por ali passou.

ACOMPANHANDO O TRABALHO DO MESTRE ARMANDO...

Mesmo à distância, estamos acompanhando o belíssimo trabalho que o Mestre Armando Catrana está desenvolvendo na cidade de Três Lagoas/MS, onde a comunidade já tem consciência da grandeza e importância do seu trabalho junto à juventude. O convênio firmado com a prefeitura, resguardadas as proporções, pode ser uma ótima sugestão também para o nosso município.


Imagem: João Maria Vicente


Prefeitura assina convênios com entidades filantrópicas

Prefeita assina convênios com as duas entidades Foram firmados convênios com a “Missão Salesiana” e o “Grupo de Fraternidade Espírita José Xavier”. A prefeita Simone Tebet (PMDB) assinou, na manhã desta terça-feira (11), convênios que beneficiam entidades assistenciais de Três Lagoas. Foram firmados convênios com a “Missão Salesiana” e o “Grupo de Fraternidade Espírita José Xavier”.O valor repassado à Missão Salesiana foi R$ 120 mil. O valor é bem superior ao convênio firmado em 2005, quando foi repassado R$ 80 mil á entidade. A explicação para o aumento do repasse foi feito pela prefeita, que revelou ter muito orgulho do trabalho desempenhado pelos Salesianos.“É um verdadeiro exemplo o trabalho desempenhado pelo mestre Armando. O trabalho já interferiu até mesmo na conduta de toda a comunidade da Vila Piloto. O projeto chegou a ser criticado e agora temos que dar reconhecer que este é o caminho correto e vamos continuar a apoiar iniciativas como essa”, disse Simone.Comandado pelo Mestre Armando Catrana, o projeto “Jesus Adolescente” atende atualmente mais de mil crianças carentes com idades entre sete e 21 anos, da Vila Piloto, Vila Alegre e Jupiá. O programa inclui reforço escolar, atividades físicas e cursos de formação profissional. Em relação ao Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier, o convênio firmado prevê repasse de R$ 50 mil. O dinheiro servirá para suprir despesas com o asilo e com a creche coordenados pela entidade. De acordo com a prefeita, estima-se que até este mês de abril a administração municipal já tenha investido quase meio milhão de reais com parcerias como essas.

Fonte: www.treslagoas.ms.gov.br

12 julho 2006

"OS MARCHETEIROS DO CENTRO JUVENIL DE POXORÉO"

A marchetaria é uma técnica de arte há muito desenvolvida no centro juvenil. Já ganhou destaque nacional em vários veículos de comunicação, conforme se pode conferir na reportagem abaixo.

Um raro estilo de arte em Paraty

Uma história de talento e perseverança. Eles vieram de uma cidade distante, cravada no coração do Brasil, e praticam um estilo de arte muito raro nos salões de artes plásticas. Djalma dos Santos, Paulo Vicuña e Marco Antonio Pereira, Os Marcheteiros de Poxoréo, abriram ontem uma exposição em Paraty. Quatorze obras de marchetaria clássica e moderna (quadros, móveis e porta-jóias) podem ser vistas até quinta-feira, na Galeria da Pousada Brasil. A marchetaria é entendida como a arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, pela aplicação de materiais diversos, tais como madeira, metais, pedras, madrepérola, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira. Os primeiros registros conhecidos, incrustações em mármore, foram encontrados em Halicarnasso, no Palácio do Rei Mausole (aproximadamente 350 a. C.). Após o desmembramento do Império Romano, este meio de expressão artística esteve a ponto de perder-se. Entretanto, alguns poucos fizeram com que subsistisse na Itália, difundindo-se no início do século 14, principalmente na região da Toscana. As técnicas de corte e o ferramental evoluíram, possibilitando assim que o corte das madeiras pudesse ser feito de uma nova maneira com serras mais eficientes. Isto permitiu o corte de traços sinuosos com muita precisão e assim um maior detalhamento e maior nitidez de motivos complexos. A partir de 1600, a Itália influenciou a difusão da marchetaria com técnicas mais evoluídas, possibilitando detalhes cada vez mais minuciosos. É nesta época que surgiu na Alemanha a Tarsia a Incastro (recorte simultâneo das partes a serem montadas), onde cada cor da obra de arte é composta por uma madeira diferente. Essa técnica foi ensinada no Brasil pelo mestre Luigi Galimbert, da cidade de Treviglio, um dos mais respeitados marcheteiros italianos. Em Poxoréo, no Mato Grosso, mestre Luigi Galimbert fundou a primeira escola de marchetaria clássica, possivelmente a única da América Latina. Foi montada em 1990, no Centro Juvenil Salesiano de Formação Profissional, com apoio dos missionários italianos. A escola mudou a rotina de muitos jovens da cidade de Poxoréo, que em décadas passadas foi conhecida como a Capital do Diamante, pela quantidade e qualidade de suas pedras. Com a queda da atividade garimpeira, a marchetaria tornou-se atividade profissional para muitos jovens, construindo mais do que uma profissão, um estilo de vida.TALENTOSOS - Djalma dos Santos, Paulo Vicuña de Oliveira e Marco Antonio Pereira foram alunos do mestre Luigi e hoje são reconhecidos como Os Marcheteiros de Poxoréo. A exposição que abriram em Paraty é uma notável demonstração de talento nesta arte milenar tão rara. “Para montarmos este quadro com a imagem de Paraty antiga, por exemplo, usamos 11 tipos de madeira. Pinho, ébano, rádica e várias outras. Algumas são do Pantanal, outras vieram de longe para compor a tonalidade da obra”, explica Djalma. No mês passado, Djalma dos Santos, 33, foi campeão do concurso matogrossense de “design” de artesanato, promovido pelo Senai-MT, com a peça Bagerê. Uma caixa porta-jóias marchetada com motivos abstratos, que também está exposta em Paraty. A redescoberta da marchetariaPara Paulo Vicuña de Oliveira, de 34 anos, a marchetaria está sendo redescoberta. Ele diz que atualmente existem na Europa, América do Norte e Austrália muitos ateliês de marchetaria e associações de marcheteiros dispostos a não somente manter as antigas tradições da arte em madeira com refinadas criações artísticas de caráter contemporâneo, mas também a restauração de obras antigas. “Ao longo do ano são realizadas várias exposições e há um mercado já consolidado neste campo em diversos países”, explica o artista. Marco Antonio diz que as peças produzidas para a exposição foram feitas em seis meses de trabalho. - Escolhemos os motivos em conjunto. São animais do Pantanal, motivos religiosos e uma homenagem ao Rio antigo. Enquanto um cortava e montava, outro já estava dando o acabamento e outro quadro já estava sendo iniciado. Foi um ritmo veloz - conta. Os Marcheteiros de Poxoréo ficam na região até quinta-feira. “Podemos voltar, tanto para marchetar um iate quanto para oferecer um curso de marchetaria, vai depender das oportunidades”, afirma Djalma. Vale a pena conhecer a marchetaria destes jovens talentosos. Serviço• Os Marcheteiros de Poxoréo - Djalma Alves dos Santos, Paulo Vicuna de Oliveira e Marco Antonio Pereira. Quatorze obras de marchetaria clássica e moderna (quadros, móveis e porta-jóias). Até quinta-feira, de 8 às 20 horas, na Galeria da Pousada Brasil. Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Jabaquara, em Paraty. Informações: (24) 3371-1081 e (24) 3371-4017. Ou:http://www.paraty.com.br/brasil
Fonte: Diário On Line:Caderno Lazer & CIA
Divulgação: Nides Freitas

© Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados

11 julho 2006

ARTISTAS DO CENTRO JUVENIL DE POXORÉO REALIZAM EXPOSIÇÃO NA ITÁLIA


Com apoio do casal italiano Renato e Giovanna Zanettin, as artistas Iraci Macedo e Dete, comandam em Milão, Itália, uma exposição coletiva de óleo sobre tela e de aquarelas de 20 artistas formados pela Escola de Desenho e Pintura do Mestre Zanettin.
Após dois meses em Milão, a exposição artística representada pelas poxoreenses Iraci e Dete segue para Gênova e outras duas cidades italianas.
Há quase cinco anos o mestre italiano Renato Zenettin promove no Centro Juvenil de Poxoréo, em uma parceria com a Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), o Curso Desenho e Pintura "Estilo Clássico Europeu".
Trabalhando o ensino da pintura de uma forma diferenciada, os mais de 160 alunos do professor Zanettin são estimulados a se inspirar nos grandes nomes da história, como Van Ghog, Monet, Gauguin, dentre outros. Segundo o mestre italiano, o professor não deve interferir na criatividade do aprendiz, mas atuar como um apoio, trabalhando lado a lado. “Seus professores acabam sendo os autores originais das obras. Quem trabalha comigo deve aprender todas as técnicas, conservando a personalidade”.
O mestre Renato Zanettin nasceu na Itália em Vedelago e após concluir o segundo grau entrou para o Instituto de Arte de Firenze “Porta Romana”, onde adquiriu o titulo de “Mestre de Arte” no ano 1972. Em 1978 recebeu o titulo de “Accademico Belle Arti – sez. Pittura” na Accademia Internazionale di San Marco de Napoli, que equivale ao título de doutor no Brasil. Participou de exposições coletivas de óleo sobre tela e de aquarelas na Itália, França e Suíça. Teve exposições individuais em várias cidades da Europa. Há seis anos mudou para Poxoréo e desde então vem repassando seus conhecimentos sobre arte na cidade, formando uma geração de artistas na antiga Capital dos Diamantes, no sul de Mato Grosso.
Em de abril do ano passado, o grupo de artistas poxoreenses realizaram uma exposição na sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá. Agora o trabalho conquista a Itália de Zanettin.
O próximo projeto do mestre Renato Zanettin é a criação de uma cooperativa e a aquisição de um salão para abrigar uma galeria para exposição e vendas dos trabalhos realizados pelos artistas de Poxoréo, além de contribuir para que o nível da arte figurativa conquiste níveis mais elevados, compatíveis com o europeu e a melhoria da renda dos artistas que formou no Centro Juvenil.

18/05/2006 -
fonte: Laboratório Jornalismo IVE
Instituto Varzeagrandense de Educação

10 julho 2006

ATIVIDADES DO CENTRO JUVENIL



Gostaríamos de enfatizar que as atividades desenvolvidas no Centro Juvenil não estão adstritas apenas às desportivas. O Centro Juvenil também exerce importante papel sócio-econômico na medida em que desenvolve vários cursos de capacitação para jovens e adultos, possibilitando-lhes o exercício de uma profissão digna para contribuir no sustento da família.
Na foto acima, tirada em 08.07.2005, vemos o curso de capacitação em pedreiro, oferecido a inúmeros pais de famílias poxoreenses, que tiveram a oportunidade de se capacitarem para o exercício de uma profissão. Referidos cursos são de fundamental importância para a nossa comunidade, em virtude da flagrante escassez de empregos que permeia não só a nossa cidade, mas o Estado e o nosso país de uma forma geral.
Por isso, ao contribuir para a nossa campanha de apoio ao Centro Juvenil, e efetuando o seu depósito você estará permitindo e ajudando que todas essas atividades continuem sendo (tão bem) desenvolvidas. Com isso, possibilitamos uma vida mais digna a essas famílias, consolidando ensinamento secular de sábio provérbio chinês que postula: "não basta dar o peixe, é necessário ensinar a pescar".

MENSAGEM DE EX-ALUNA DO CENTRO JUVENIL

" fiquei muito emocionada ao ler o texto em homenagem ao mestre Armando, a lembrança viva das palavras brotou em mim enorme saudade, do tempo de menina que ansiosa esperava a colonia de férias. Mostrei na secretaria da escola as fotos e os relatos minuciosamente descritos e a turma ressaltou que o povo de Poxoréu é caloroso e guerreiro. Um grande abraço e conte comigo. "
Lenice Alves Freitas
Ex-aluna do centro juvenil
atualmente morando em Primavera do Leste
ENVIE TAMBÉM A SUA MENSAGEM
Se você também quer fazer seus comentários, enviar relatos e "causos" que aconteceram no Centro Juvenil basta enviá-los para o e-mail jusci.vs@terra.com.br. Temos a certeza de que ele já foi palco de muitos momentos inesquecíveis para todos que o frequentaram, sempre permeados por muita emoção e alegria, pois o que é verdadeiro, levamos sempre conosco.
Em virtude de dificuldades técnicas, temos recebido alguns e-mails noticiando que o sistema de comentários do blog não está funcionando, entretanto, até que o problema seja equacionado, as matérias para publicação poderão ser enviadas para o endereço de e-mail acima declinado.
Um abraço, continuamos na luta!!

06 julho 2006

CONTINUEM COLABORANDO...

Gostaríamos de agradecer à ajuda já recebida, o que está subsidiando a prática das diversas modalidades de esporte, bem como outras atividades do Centro Juvenil. Entretanto, é preciso continuar ajudando para a manutenção dessas atividades, colaborem através de depósito bancário na conta-corrente abaixo declinada:


CONTA CORRENTE N.º 7.343-1
AG. 0553-3
MSMT SJB - JUVENTUDE
BANCO DO BRASIL S.A.

ARQUIVO DO CENTRO JUVENIL - EQUIPE DO PALMEIRAS


As fotos do arquivo do centro juvenil estão fazendo o maior sucesso. Com a ajuda de colaboradores foram identificados alguns jogadores da equipe do Atlântico, quais sejam: Dr Adauto do Valle Barbosa, Diolino, Luizão, Francisco Machado, Zé Sena e Vicente.

Nesta semana relembraremos a equipe do Palmeiras, categoria "B". Também não temos o ano e nem o nome dos jogadores, novamente gostaríamos de contar com a colaboração e participação dos filhos e simpatizantes de Poxoréo. Conforme se vê as condições e estrutura do Centro Juvenil eram precárias, graças à Deus e ao esforço e colaboração de muita gente empreendedora o espaço destinado às crianças e jovens Poxoreenses cresceu e foi estruturado. Cabe a nós agora lutarmos para que esse espaço seja mantido possibilitando a efetiva prática do lazer e esporte, fundamentais na formação do caráter e personalidade dos nossos jovens e crianças.

04 julho 2006

ALTERAÇÃO NA TABELA DOS JOGOS DO TROFÉU DA JUVENTUDE

Em virtude dos jogos da copa do mundo a tabela dos jogos do Troféu da Juventude sofreu as seguintes alterações:

Dia 01/07/2006 - Sábado SEMI-FINAL
9:00 M ontenegro x Santos ( E ) Mirim C. Juvenil

Dia 02/07/2006 Domingo SEMI-FINAL
7.30 Santa. Missa –
8.30 Irantinópolis x Escolinha ( E ) Infanto C.Juvenil
13.30 Concentração das Equipes SEMI-FINAL
14.00 Internacional ( E ) x Escolinha Mirim C.Juvenil
15.15 Marajá x Barcelona ( E ) Infanto C. Juvenil

Dia 08/07/2006 - Sábado
08.00 - Concentração das Equipes
09.00 Decisão 3° e 4º Lugar Mirim C.Juvenil

DIA 09/07/2006 Domingo FINAL DA COPA DO MUNDO
7.30 - Santa Missa
9.00 Decisão 3º e 4º Lugar Infanto C.Juvenil

DIA 16/07/2006 Domingo
7.00 - Santa Missa
08.30 Decisão 1° e 2º Lugar Infanto C.Juvenil
13.30 - Concentração das Equipes
14.00 Decisão 1° e 2° Lugar Mirim C.Juvenil
15.15 METAMORFOSE ( E ) x MARAJÁ Juvenil C.Juvenil


Não deixem de prestigiar os nossos futuros craques, temos certeza de pode estar aí a solução para o futebol do Brasil, pois garra, força, coragem e vontade de vencer ( o que infelizamente faltou na nossa seleção), o povo Poxoreense tem de sobra.

03 julho 2006

NOTÍCIAS SOBRE O CENTRO JUVENIL

Já temos mais algumas conquistas acerca de recursos arrecadados para o Centro Juvenil.
Em transação penal realizada nos autos de Reclamação Criminal n.º 51/2005, em trâmite pelo Juizado Especial Criminal da Comarca de Poxoréo, foi destinada a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) para o Centro Juvenil. Gostaríamos de agradecer a colaboração e comprometimento da Drª Daniela com a ajuda ao Centro Juvenil, registrando também o envio de materiais esportivos.
Agradecemos também ao Dr. Ulindinei Araujo Barbosa, Procurador do Estado militante em Cuiabá e filho de Poxoréo, que dou uma linda bicicleta M.Bike para o premio disciplina da edição do XXXVII Troféu da Juventude, cujo ganhador será comunicado em breve, após a decisão do dia 16.07.2003.

No sábado de manhã (24.06.06) por ocasião do feriado de São João, os "filhos e amigos distantes" se encontraram com os colegas que moram aqui, para um lindo jogo de futebol no campo do Centro Juvenil.