COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

29 novembro 2007

ATIVIDADES EM NOVEMBRO

NOVEMBRO TAMBEM TEVE ATIVIDADES NO CENTRO JUVENIL

Pedir desculpa pela falta de noticias é pouco.... mas o tempo, os encontros na Inspetoria Salesiana de avaliação do ano que se passou e o planejamento do ano novo, as atividades, as visitas, faz com que os dias passam e assim os meses, mas vamos lá .........

Um agradecimento especial a todos os AMIGOS do Centro Juvenil que colaboraram em conseguir uma grande carga de madeira doada pela Juvam – Juizado Especial Ambiental:




ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DE MADEIRA


MARCENARIA
Uma das opções para gerar emprego e renda e oferecer aos jovens uma alternativa de profissão foi a instalação da marcenaria.
Em 1997 com um Projeto da CEI – Conferencia Episcopal Italiana, houve a reforma do espaço e a instalação da oficina de marcenaria com a aquisição de varias maquinas: serra circular, serra fitta, desengrossadeira, ... e ferramenta manuais.
De 1997 a 2002 oferecemos vários cursos de marceneiro para jovens e adultos , confeccionando moveis, bancos, cadeiras. O custo muito alto da matéria prima fez com que suspendêssemos temporariamente os cursos de marcenaria; por isso contamos com a generosa doação dessa entidade para poder retornar a atividade e oferecer novamente este curso a nossa juventude.
No ano de 2006, oferecemos o Cursos de Pequenos Artefatos de Madeira, que promove o aproveitamento de resíduos de madeira no desenvolvimento de brinquedos e materiais de escritório, entre outros. Durante as aulas, os alunos aprendem a fazer várias peças de caráter educativo, como carrinho, cavalo e tartaruga de rodas, pião, móveis em miniatura.

O projeto vai atender gratuitamente jovens que desejam se inserir no mercado de trabalho, além de pessoas da terceira idade. Estão compreendidas aulas de cidadania, legislação trabalhista, educação ambiental, empreendedorismo, saúde e segurança no trabalho.Vários benefícios serão gerados com o projeto. Além de fornecer alternativas às indústrias de madeireira e moveleira, agregando uma nova atividade econômica, o projeto prevê a minimização de impactos ambientais e a profissionalização dos participantes, gerando emprego e renda para suas famílias..
ARTE DA MARCHETARIA

A marchetaria é a arte de decoração de superfícies de madeira utilizando peças de madeira de cores contrastantes. E´uma arte milenar revigorada graças a disponibilidade de novas matérias e métodos de trabalho, pode-se construir objetos tridimensionais, esculturas, movéis, utilitários, jóias.
Os primeiros registros conhecidos, foram encontrados, em Halicarnasso, no Palácio do rei Mausole (aproximadamente 350 a.C.). No século XV a marchetaria é praticada em particular na cidade de Florença, (Itália) nesta mesma época inicia-se o tingimento das madeiras com o uso de óleos penetrantes, corantes diluídos, e areia aquecida (até hoje) é utilizada para o sombreamento das obras.
. Com o passar do tempo, a Marchetaria entra em uma fase de decadência,mantida por não mais do que uma centena de artistas, aparece então os motivos estilizados como: flores, pássaros, borboletas.
Em 1990 surge em Poxoréo, MT – Brasil a primeira Escola de Marchetaria clássica, no Centro Salesiano de Formação Profissional. Luigi Galimberti, um artista italiano, renomado na sua terra , inclusive uma obra dele encontra-se no Vaticano entre as obras primas de grandes artistas da Renascença, como Leonardo e Michelangelo; prontifica-se em ensinar aos jovens de Poxoréo as artes que embelezavas os palácios dos reis e nobres.
Alguns anos atrás um enfarte levou o mestre Luigi; aquele que semeou a arte da marchetaria no cerrado mato-grossense não teve a oportunidade de vivenciar os frutos daquela semente.
Hoje os seus melhores alunos, apaixonados pela bela arte e reconhecidos por especialistas da área oferece cursos no Centro Profissional além de trabalham na Micro empresa LG – “Luigi Galimberti” Marchetaria Clássica na nossa Obra Social Centro Juvenil.
Em 2008 estes projetos terão continuidade.

Como também pretendemos reformar o parque infantil em madeira

OBRIGADO! E assim a Historia do centro Juvenil continua..............................

05 novembro 2007

ORATORIO FILHOS DE DOM BOSCO

BANDA FANFARRA DO ORATORIO SALESIANO FILHOS DE DOM BOSCO






A Inspetoria de Campo Grande é presentes em varias cidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Oeste de S. Paulo, na nossa região encontramos Casas Salesianas:


  • em Poxoreu com o Centro Juvenil e Paroquia São João Batista,

  • em Primavera do Leste com a Paroquia Nossa Senhora da Salette,

  • em Sangradouro, Meruri e São Marcos com as Missões Indigenas

  • e em Rondonopolis na Paroquia Santa Teresinha do Menino Jesus e no Oratorio Filhos de Dom Bosco.

Todos trabalhando o mesmo objetivo : " Formar Honestos Cidadaõs e Bons Cristãos"


A Banda do Oratorio "Filhos de Dom Bosco" esteve em Poxoreu em ocasião do Aniversario da Cidade, foi muito bonita a apresentação e a população poxorense gostou bastante.


Um obrigado de coração ao Salesiano Antonio Wardison e aos demais monitores,


PARABENS A GAROTADA DA BANDA! VALEU!

DNJ - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Dia Nacional da Juventude 2007
28 de Outubro (HOJE é o DNJ!)!
Setor Juventude – Diocese de Guiratinga

O Encontro iniciou em Guiratinga, Sábado dia 28 de outubro com o almoço e encerrou-se Domingo dia 29. Pe. André coordenou o encontro, que reuniu jovens de varias paróquias da diocese.

A Paróquia São João Batista esteve presente também, com representantes dos vários grupos de jovens:

*Voluntários do Oratório, *Liturgia e Canto do CJ, *Grupo de Dança Hits Dance Salesiano,* JJ,* JUC, *Jovens da Comunidade Dom Bosco, acompanhados pelo Pe. Josuelino e Irmã Nelsina.

Os quatro elementos, Água, Terra, Fogo e Ar, foram os eixos temáticos para representar o tema do DNJ deste ano.

Este DNJ tem como objetivo conduzir o jovem a refletir sobre o Meio Ambiente, pois o DNJ2007 terá como temática central “Juventude e Meio Ambiente”.
  • Nesta reflexão, o jovem será orientado a perceber-se como Protagonista nas ações que podem ajudar a conservar e melhorar o Meio Ambiente, bem como perceber que também é responsável pelos males que atacam a Natureza.
    O DNJ2007 convoca os jovens a refletir as grandes questões que enfrentamos sobre a atitude humana frente ao Meio Ambiente, à luz de nossa fé em Jesus Cristo e seu Evangelho.
  • Pretende-se que este dia não seja momento de conclusão do debate, mas de fomento à construção de mudanças para um modelo de civilização em que predomine a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Pretende-se que a partir deste DNJ o jovem comece a desenvolver uma consciência mais crítica a respeito de suas responsabilidades junto ao meio ambiente, tornando-se protagonista nas atividades de proteção do mesmo.

Projeto ecologico: aproveitamento das garaffas PET


Celebração da S.Missa na Comunidade Dom Bosco de Guiratinga

....... gostosa refeição.............
Juventude de Poxoréu
Dinamica de introsamento
Apresentação e comentarios
Plenaria apos a reflexão de grupo
Juventude de Primavera do Leste


CENTRO JUVENIL PARTICIPA DO DESFILE






CENTROJUVENIL PARTICIPA DO DESFILE

POR OCASIÃO DO 69º ANIVERSARIO DE POXOREU

Sexta Feira dia 26 de outubro as portas do Centro Juvenil abriram bem cedo para oferecer o lanche aos alunos do Programas Sociais, Cursistas do Centro Profissional, adolescentes e jovens dos grupos do Centro que participaram com entusiasmo do Desfile por ocasião do 69º Aniversario da cidade, cujo tema foi: “Meio Ambiente: Preservação, Valorização e Desenvolvimento Sustentável”.
O bloco do Centro Juvenil apresentou a missão estratégica de preparação e capacitação de mão de obra para o trabalho em parceria com o SENAI.
A bandeira do Centro Juvenil e as bandeiras das três esferas, municipal , estadual e federal formaram a comissão de abertura, em seguida os alunos do Programa PETI – Programa de Erradicação do trabalho Infantil, que substituíram o trabalho com o estudo, o esporte, a musica e a dança.
Em seguida os adolescentes do Programa Agente Jovem, a inserção no mercado do trabalho, hoje os participantes do Programa estão inseridos como estagiários em repartições publicas, mercados, associações, hospital e Conselho tutelar.
O Bloco da formação profissional foi destaque mostrando a parceria com o SENAI – SENAC - SENAR qualificando e capacitando jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Os salesianos tem ainda a missão de contribuir com a formação de “Honestos cidadãos e bons cristãos” e isto acontece através os grupos de dança, banda, esporte, liturgia e coroinhas, onde as crianças, adolescentes e jovens aprendem a convivência em grupo, o trabalho em equipe, a vontade e o esforço de alcançar metas e objetivos em coletividade.
Cientes que “a união faz a força e a participação expressa a vontade”, acreditamos que um município importante é feito de homens trabalhadores que se colocam unidos no foco dos desafios e se responsabilizam pelo seu desenvolvimento.