COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

23 julho 2008

SILENCIO NO BLOG.........................

Queridos Amigos Leitores do nossoBlog.........

não estamos de greve........ temos noticias e muitas para compartilhar com voces, mas o nosso silencio, infelizmente, é devido a um problema tecnico, em breve voltaremos ao ar.

Durante as ferias, o Centro Juvenil se torna ponto de encontro de ex=alunos e seminaristas que aproveitam, do meritado descanso para visitar a familia e assim é uma oportunidade para rever os amigos, os conhecidos, percebem as mudanças na cidade, e como dissi, uma das paradas obligatoria è voltar ao Centro para matar aquela SAUDADE.

ALGUMAS VISITAS QUE NOS ALEGRARAM:

* John Elton Vieira, que hoje mora em Nova Maringá e mesmo assim sempre lembra de colaborar com o Centro; ele tem boas ideias para compartilhar com voces, amigos internautas; proximanente estarão no ar,
* Waltermberg e familia, que mora em Cuiabá,
* Vera , que trabalha como assistente social na Missão Salesiana e mora em Campo Grande, visitou-nos com a filhina, Maria Clara;
* Irmã Lindiney, Irmã Nelsinha;
* Juliano, Christiam William, Niltinho, Gian, entre outros.

Sem contar os nossos Seminaristas Salesianos, graças a Deus, Poxoreu ainda é berço de vocações, estes jovens durante as ferias nos visitam, trazendo um novo entusiasmo e revendo o Centro ou a Paroquia, de onde sairam para a caminhada vocacional, só para voces conhecer ou relembrar:

* Ideylson Vieira, hoje trabalha como assistente junto a Mestre Armando em Três Lagoas;
* Junior Ribeiro, hoje em Lins;
* José Alves, (Teologo em S. Paulo)
* Nermon, na aldeia indigena de S. Marcos
* Wallace Rodolfo, voluntario no Colegio Dom Bosco em Campo Grande ~
* Eduardo, de Alto Coité, hoje aspirante em Campo Grande.

outros virão, somente nas proximas ferias, como Mestre Ricardo e Gilliano.

Para voces as nossas orações e voltem sempre! Obrigado mais uma vez a todos pelo carinho, companherismo e amizade com as crinaças, adolescentes e jovens da nossa Obra Social, e como eu costumo dizer,

Tudo o que um sonho precisa
para ser realizado é de alguém
que acredite que ele possa ser realizado
(Roberto Shinyashiki)

e todos nós sonhamos e acreditamos.
Por isso a História do Centro Juvenil continua.......

Queridas saudações a todos e contamos com o vosso apoio e incentivo. Lúcia

16 julho 2008

GINCANA DE FERIAS





Gincana de ferias
O Centro Juvenil de Poxoréu está promovendo, de 15 a 20 deste mês, uma gincana de férias para as crianças, jovens e adolescentes.

A gincana está acontendo nos bairros da cidade e no Centro Juvenil com a colaboração de voluntários, educadores da Missão Salesiana e da Prefeitura de Poxoréu, juntamente com os estagiários do Programa Segundo Tempo, sob a coordenação do estudante de Teologia, Silvio Roberto, e do voluntário Wálace Rodolfo, que estão fazendo seus trabalhos de férias.

Nos dias 15 e 16, a gincana está sendo realizada na Escola Guiomar; nos dias 17 e 18, será na Escola João Pedro Torres; e nos dias 19 e 20, no Centro Juvenil.

No sábado à noite, acontecerá o Encontro Mensal da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) com uma animada gincana para os jovens. Grato! Padre Josuelino


08 julho 2008

Falece esta madrugada o querido Padre Paulo Mohr





O saudoso Padre Paulo Mohr




Pe. Paulo Mohr faleceu nesta madrugada, de nacionalidade alemã, nasceu no dia 29 de setembro de 1931, em Wiesbach, e chegou ao Brasil como missionário no dia 11 de novembro de 1956.Entrou na Casa Salesiana de Benedikbeurn em 1950 e fez a primeira profissão religiosa em 15 de agosto de 1955. Foi ordenado sacerdote por Dom José Turler, no Bom Retiro, em São Paulo, no dia 01 de agosto de 1965.Na Inspetoria Salesiana de Campo Grande ele se destacou por sua capacidade no campo administrativo, sendo nomeado ecônomo em muitas das nossas casas.Outra qualidade que demonstrou foi o seu gosto artístico, na construção de igrejas com os recursos do local. Assim, ele edificou a igreja construída com Carandá, dedicado a São Vicente de Paulo e de pedras do local, a igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo em Corumbá-MS e uma outra dedica a São Francisco, aqui em Poxoréu, onde esteve desde 2004 como vigário paroquial e, que é lembrado com muita saudade pela tamanha dedicação e paciência que o mesmo tratava a todos da comunidadeNecessitado de cuidados especiais no campo da saúde, Pe. Paulo veio para a Casa Inspetorial, a fim de passar por exames médicos, e lá permaneceu até o dia de hoje.Ele deixa o nosso convívio com 76 anos de idade, 53 anos de profissão religiosa e 43 de sacerdócio.

Visita ao Centro JUvenil










COMITIVA DE ESTUDANTES VISITA O CENTRO JUVENIL
Por: Lucia Voltan
Pela manhã do último domingo, o Centro Juvenil recepcionou um grupo de estudantes da Escola Municipal João Ribeiro Vilela do Município de Primavera do Leste , acompanhados por alguns professores e diretora, que desenvolvem um projeto sobre as origens do Município de , com a orientação da Historiadora Professora Cirley.
De um modo muito descontraído, a Srª. Lucia Voltan junto à equipe educativa apresentou todos os ambientes e demais trabalhos e projetos que aqui se realizam.
A “Banda MT 130” acolheu o grupo com a apresentação de algumas músicas, encantaram-se com a visita ao Laboratório de Marchetaria, tiveram a oportunidade de conhecer varias atividades e eventos através de uma projeção de fotos, encerrando a manhã com um simples lanche de confraternização.

Agradecemos a visita e, deixamos claro que as portas estão abertas para todos aqueles que gostariam de saber um pouco mais sobre a nossa Obra Social.

A comitiva escolar, além das nossas dependências, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Histórico da nossa cidade, a Vila do Artesanato, a Casa da Memória, a Câmara Municipal, a Igreja de Pedra na Alameda Monchão Dourado, as Pedras Tartarugas e o acervo do Sr. Marinho, entre outros.

07 julho 2008











Encontro de formação
Por: Lucilene Oliveira
O diretor do Centro Juvenil, Pe. Josuelino promoveu nesta última quinta feira, um Encontro de Formação para os funcionários, monitores e estagiários, durante todo o período da manhã.
Com muita dinâmica e descontração, o Sistema Preventivo de Dom Bosco foi revisto por todos, através de conteúdo visual, trabalhos em grupo e mesa redonda, onde os participantes tiveram a oportunidade de expor sua opinião e renovar seus conhecimentos, elencando os principais tópicos do Sistema.
Foi uma oportunidade de avaliação e planejamento das atividades do segundo semestre 2008.
Um momento muito gostoso de interação entre todos os funcionários.

02 julho 2008

Rádio Dom Bosco Jovem






Juventude Salesiana em ação!


Por: Lucilene Oliveira


A Rádio Dom Bosco Jovem, que funciona internamente no Centro Juvenil, está animando a garotada do Oratório, todo final de semana!
O Objetivo Geral da Rádio é transmitir para todos aqueles que freqüentam o Centro Juvenil, mensagens de alegria e otimismo, por meio de uma programação que tem como prioridade a formação de “Honestos Cidadãos e Bons Cristãos”, como queria Dom Bosco.
Durante a programação acontecem vários momentos de descontração, que prendem a atenção da meninada! Avisos, alertas, promoções, mensagens, reportagens, concurso cultural, brincadeiras e, o que não podia faltar em uma rádio, muita música! Aplicando,assim, do Sistema Preventivo de Dom Bosco, “Educar Evangelizando e Evangelizar Educando”.
A Rádio é articulada por três funcionários do Centro Juvenil, Allan, Donizete e Danilo, que transmitem toda uma animação para os oratorianos e, ao mesmo tempo se divertem muito! Parabéns pelo belo trabalho que vocês estão desenvolvendo em prol das nossas crianças!