COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

28 dezembro 2008

NOTA DE FALECIMENTO

Com muita tristeza comunicamos o falecimento de PE. ONESTO COSTA.
Nesta madrugada apos uma longa agonia, Pe. Onesto voltou a Casa do Pai. Agradecemos a Deus pela sua presença entre nòs e pelo exemplo de amor e dedicação para o Proximo.
Pe. Onesto pertencia a diocese de Parma na Italia, e veio como missionario para o Brasil na decada de 80 e dedicou todo o seu apostolado inicialmente em Poxoreu e logo em seguida em Pimavera do Leste, onde além do serviço de pastoral e evangelização, construiu Igrejas e capelas, e operou na area social com a construção e funcionamento de creches, hospital, centros comunitarios e o complesso educacional "Parma Vida".
O sepultamento acontecerá amanhã - segunda feira dia 29/12 às 8h00 na Igreja Matriz São Cristovão de Primavera do Leste.
Deus abençoe Pe. Onesto e rezemos para a sua Alma.

DIOCESE DE GUIRATINGA JÁ TEM BISPO

Papa nomeia bispo para a diocese de Guiratinga
em 24/12/2008 09:47:00 (1794 leituras)
Hoje, 24, o papa Bento XVI nomeou bispo para a vacante diocese de Guiratinga (MT) o padre Derek John Christopher Byrne, SPS (Sociedade Missionária de S. Patrício), consultor da diocese de Juína (MT).
Padre Derek nasceu no dia 17 de janeiro de 1948. Fez seus estudos primário e colegial na Irlanda. É bacharel em Artes e Filosofia pela University College Cork da Irlanda; fez Teologia na ST. Patrick’s College, Kiltegan, Co. Wicklow, na Irlanda. Foi ordenado sacerdote no dia 09 de junho de 1973 na Sociedade Missionária de São Patrício.
Esteve no Brasil de 1973 a 1980, quando atuou na paróquia de Cotia, da arquidiocese de São Paulo. De 1980 a 1990, esteve em Nova Jérsei nos Estados Unidos; de 1990 a 2002, foi membro do Conselho Geral da sua congregação, na Irlanda; em 2004, trabalhou na paróquia da Castanheira, na diocese de Juína.

19 dezembro 2008

Nesta útilma quinta feria, o Programa Segundo Tempo teve suas atividades encerradas. Com muita alegria da garotada, tanto no Centro Juvenil, Escola João Torres e Escola Guiomar, onde o programa funciona, os monitores preparam lembrancinhas de Natal e no final do encerramento : cachorro quente para a alegria geral!! Parabéns pelas atividades que aconteceram em 2008!
E até 2009!
Após o recesso de final de ano, as atividades serão retomadas normalmente.




































18 dezembro 2008

Festas de Final de Ano

Este foi um ano de alegrias, tristezas, realizações. Mas o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a todos os leitores do Blog por um ano de cooperação, confiança e dedicação. Desejamos que este Natal seja o início da construção de um caminho de amor, alegria e de esperança. Feliz Natal e Ano Novo!
Equipe Educatica Centro Juvenil.

Juventude Salesiana em ação!

Ó último encontro da AJS aconteceu no dia 11 de dezembro. Grande parte dos os grupos da paróquia se reuniriam para um momento de confraternização natalina através de apresentações e muita diversão. E no final um delicioso lanche para os jovens!























































05 dezembro 2008

Encerramento das atividades 2008

A Equipe de Assessores da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) se reuniu, mais uma vez, juntamente com representantes dos demais grupos da paróquia para plenejar o último encontro do ano, que acontecerá no dia 11 de dezembro, para assim, fechar o as atividades de 2008 e comemorar o Natal.





















Inscrições abertas

As matrículas estão abertas para os cursos de Assentador de piso e Digitação-Noções básicas de internet. Procure o escritório de Centro Juvenil (3436 1603) e garanta sua vaga!!

04 dezembro 2008

04 de dezembro - Dia do Orientador Educacional

O orientador educacional auxilia um aluno em processo de aprendizado visando o seu encaminhamento vocacional. Ele é responsável por implementar e viabilizar projetos pedagógicos, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. O orientador pode trabalhar individualmente ou com uma equipe interdisciplinar, usando métodos de psicologia no seu dia-a-dia.
O orientador educacional tem como habilidades exigidas a capacidade de administrar conflitos e estimular a criatividade e a solidariedade. Ele participa diretamente da formação humana, por isso, é importante desenvolver uma auto-estima nos alunos, assim como respeitar as diversidades e interagir com os pais para discutir o processo de aprendizado.
Para exercer essas ocupações, o orientador educacional deve fazer um curso superior de Pedagogia. Ele estuda disciplinas básicas como Sociologia, História da Educação, Metodologia do Ensino e Filosofia. Em todo o Brasil, mais de 500 instituições de ensino oferecem o curso de Pedagogia. Há também a possibilidade de fazer uma especialização em Administração Escolar, Educação Especial, Supervisão Educacional, Ensino, Orientação Educacional e Treinamento de Recursos Humanos.
A Equipe Educativa do Centro Juvenil parabeniza todos os Educadores, em especial os Educadores Salesianos!!

Intenções de oração do Papa para dezembro

Bento XVI pede nossas orações, neste mês de dezembro, para que a cultura da vida possa
expandir-se graças à obra da Igreja. Em sua intenção geral, o Papa pede "para que frente à
crescente expansão da cultura da violência e da morte, a Igreja, por meio de suas atividades
apostólicas e missionárias, promova com valentia a cultura da vida".Por outro lado, a intenção
missionária de Bento XVI se inspira no Natal: "Para que os cristãos, especialmente nos países de
missão, por meio de gestos concretos de fraternidade, mostrem que o Menino na gruta de Belém
é a luminosa esperança do mundo".
(Rádio Vaticano)

03 dezembro 2008

Jovens Crismandos

O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO

A paróquia salesiana São João Batista todos os anos oferece catequese nas varias comunidades para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens, adotando o Sistema Preventivo de Dom Bosco que baseia-se nos três pilares:

Razão:
Ajuda a julgar e compreender o sentido da vida e a agir com coerência e bom senso;
Religião:
Desperta e desenvolve o sentido de Deus e orienta para os valores fundamentais da vida;
Amor (carinho):
Faz crescer e criar relação fraterna entre as pessoas, promovendo a paz e a união.
para alcançar o objetivo maior da formação de “Bons cristãos e honestos cidadãos”.

Domingo dia 23 de novembro, 60 jovens representantes da Comunidade da Matriz, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Comunidade do Santo Reis, alguns alunos da Cidade dos Meninos receberam o Sacramento do Crisma no salão do Centro Juvenil e a mesma quantidade receberam o Sacramento do Crisma, na nova Igreja da N.S. do Carmo na Vila Irantinopolis abrangendo os catequizandos daquela Comunidade, da Comunidade Dom Bosco, Belavista e Bom Jesus da Lapa de Alto Coité.
Com muita alegria esteve presidindo as Celebrações o Pe. Guiomar, de Primavera do Leste, Encarregado Diocesano juntamente com o Pe. Geraldo Majela e Pe. Magno da Comunidade Orionita, e o Pe. Clemente, pároco de Poxoréu.
Aos crismandos desejamos muita paz e estejamos abertos a ação do Espírito Santo para que em nós Ele possa produzir os doze frutos do retrato do cristão: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, longanimidade mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade (cf. Gl 5,22s) hoje e sempre.
Por Lucia Voltan














































































02 dezembro 2008

No último domingo tivemos o encerramento do XXII Torneio Pingo de Campeões e do XI Torneio Pó de Estrelas. Esteve presente um dos nossos benfeitores o ex-aluno Jhon Elton, que não mede esforços quando se trata em ajudar o Oratório, inclusive os prêmios de melhor disciplina foram doados por ele. Na categoria Pixote, quem levou a bicicleta por melhor disciplina foi o atleta PAULO BRUNO DA SILVA SANTOS, na categoria Dente de Leite, WIDISNEY CÂNDIDO DE ALMEIDA e na categoria feminino: DANNIELY ALCÂNTARA.Confira abaixo a tabela dos demais vencedores! Todas as crianças, jovens participantes e Equipe Educativa do Centro Juvenil agradece pela generosa colaboração, não só a ele, mas a todos aqueles que diretamente ou indiretamente contribui em nossas atividades.
































































































Categoria Pixote: 1º lugar: João Torres
2º lugar: Dom Bosco
3º lugar: Sesc
Categoria: Feminina: 1º lugar: Sport Girls
2º lugar: As Ferinhas
3º lugar: As panteras
Categoria Dente de Leite: 1º lugar: Diamante Verde
2º lugar: Irantinópolis
3º lugar: Dom Bosco
Goleiro menos vazado
Categoria Pixote: Paulo ( João Torres)
Categoria Feminino: Keythrely ( Sport Girls)
Categoria Dente de Leite: Gabriel (Diamante Verde)
Melhor Artilheiro
Categoria Pixote: Igor (João Torres)
Categoria Feminino: Leticia (As Ferinhas)
Categoria Dente de Leite: Widisney (Diamante Verde)
Time mais disciplinado
Categoria Pixote: Dom Bosco
Categoria Feminino: As adolescentes
Categoria Dente de Leite: Sesc
Parabéns a todos os participantes!!!
Até 2009!