COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 maio 2009

DIA MUNDIAL CONTRA O FUMO


Domingo marca o Dia mundial contra o fumo
Mas de 10 mil pessoas morrem por dia devido ao consumo de tabaco

Dia 31 de Maio marca o Dia Mundial contra o Fumo. E a Organização Mundial de Saúde aproveita para alertar a população sobre os males do tabagismo, que é considerado a principal casa de morte evitável em todo mundo. São mais de 4,9 milhões de óbitos por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Entre as principais doenças causadas pelo tabaco, a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é a que mais vem preocupando os médicos. O problema causa obstrução do fluxo aéreo e dificulta a respiração. De acordo com a professora de fisioterapia da UNINOVE, Adriana Marques Battagin, cerca de 90% dos casos da doença estão relacionados ao cigarro. Um fumante que consome dois maços por dia tem risco de 4 a5 vezes maior para desenvolver DPOC, comparado aos não fumantes , diz.
Outro ponto abordado na campanha deste ano é o contato passivo de crianças e adolescentes com o tabaco. A proximidade também traz prejuízos para o organismo dessas pessoas,q eu ainda são mais sensíveis (já que não estão habituadas a inspirar os componentes tóxicos do cigarro). Fumar, além de ser um hábito desagradável, causa impotência, aumenta o risco de câncer e de doenças cardíacas, entre outros males", alerta o oncologista Murilo Buso, do Centro de Câncer de Brasília.

********************************************
O Centro Juvenil é uma Entidade que trabalha e defende os direitos das crianças e adolesentes por isso nos associamos e apoiamos a CAMPANHA CONTRA O TABAGISMO.
Colabore, conscientize tambem!
**************************************************************

28 maio 2009

A Equipe do BANCO PRIMACREDI VISITA A ESCOLINHA DE VOLEIBOL





O nosso apelo de ajuda de colaboração para a Escolinha de Voleibol foi enviado a muitos amigos, colaboradores e sociedade em geral, e con nossa alegria, na quarta feira passada, a equipe do Banco PRIMACREDI di Primavera do Leste(MT) visitou os atletas da Escolinha de Voleibol durante os treinos.
A visita fui muito interessante, contamos o historico da escolinha de voleibol, como surgiu e como funciona até hoje, fizeram bastantes perguntas aos tecnicos, intervistaram os atletas, fizeram fotos e colheram bastantes dados e informações sobre a Instituição e suas atividades.
Estamos confiantes que o PRIMACREDI conceda um patrocinio a Escolinha de Voleibol.
OS ATLETAS, OS TECNICOS, A DIREÇÃO DO CENTRO JUVENIL

AGRADECEM desde já pela atenção, pelo interesse, pela disponibilidade
com certeza será um investimento gratificante.

ESCOLINHA DE VOLEIBOL






HISTORICO DA ESCOLINHA DE VOLEIBOL
Inicio de 2005, um grupo de ex- alunos, relembrando os momentos gloriosos do voleibol de Poxoreu nos jogos escolares de 1980 à 1990 e refletindo como tudo isso foi importante para o próprio crescimento e formação como esportista e cidadão, perceberam o desejo de proporcionar a mesma experiência aos seus próprios filhos e a outros adolescentes e jovens poxorenses.
Surgiu assim a ESCOLINHA DE VOLEIBOL do Centro Juvenil, a entidade ofereceu o espaço físico aos voluntários Juscinete (Neta), Manoel Otoni (Neghinho), Adenilson (Nilsinho) Admilson (Fuem) e Juscilene (Cila), idealizadores da Escolinha de Voleibol de Poxoreu do século 21.
Os voluntários colaboram, desde então, dedicando tempo para os treinos, para os momentos formativos e para arrecadar recursos pra o bom funcionamento da Escolinha.
Após quatro anos, já percebemos um bom resultado, não nos tornamos profissionais, mas já participamos de jogos escolares e regionais, apesar que o nosso objetivo maior é ocupar o tempo ocioso da juventude com uma atividade esportiva , que além do bem estar físico contribui também para o seu crescimento humano.
Neste ano, para facilitar a participação dos adolescentes e jovens que moram na periferia, fechamos a parceria com a Escola Municipal Guiomar, que cedeu a infra-estrutura para o desenvolvimento das atividades da Escolinha de Voleibol em loco.
Atualmente estamos com 180 inscritos participantes entre masculinos e femininos, na faixa etária de 10 a 18 anos.
E´ com grande satisfação que nos técnicos, Neghinho, Nilsinho, Fuem e Neta, vimos a Escolinha crescer e a nossa esperança é ampliar este belo e entusiasmante trabalho até aos distritos da região, comunidades de zona rural e assentamentos, para oferecer àquela juventude também, algo diferente e promover assim intercâmbios e amistosos, que sempre traz enriquecimento.
Infelizmente percebemos que somente a boa vontade não é suficiente para alcançar os objetivos, se não encontrarmos apoio financeiro para as despesas mínimas que a Escolinha requer, e ciente que um sonho compartilhando com outros se torna uma realidade, vimos apresentar as nossas necessidades para a atuação da Escolinha de Voleibol:
* 20 Bolas de Voleibol
* 20 Bolas Medicinabol
* 48 Uniformes (Camisa e short) p/ competição
*180 Uniformes (Camisa e short) p/ treinamento
* 100 Joelheiras
* 180 Tenis
* 04 Saco p/ guardar bolas
* 30 Garrafinhas portáteis para água
*Recursos p/ realização de amistosos nas cidades vizinhas.
Tudo isso é possivel tambem com a juda de voces, muito obrigado.
Tudo o que um sonho precisa para ser realizadoé de alguem ém que acredite queele possa ser realizado” (Roberto Shinyashiki)
E todos nós sonhamos e acreditamos por isso a Historia do centro Juvenil continua....

25 maio 2009

40 Trofeu da Juventude






40 TROFEU DA JUVENTUDE

Com muitoa alegria, entusiasmo e garra, os times participantes do 40 TROFEU Da JUVENTUDE
mostram os proprios talentos futebolistico animando a torcida: familias e sociedade vem assistir os jogos nas tardes de sabado e nos domingo o dia todo.
A experiencia associativa faz parte da formação humana e ganha maior importancia na adolescencia e juventude, acontecendo de diversas formas. Mesmo na contemporaneidade, com o avanço tecnologico, percebe-se de uma maneira configurada, a necessidade que temos do encontro com o outro.
E o Centro Juvenil oferece este espaço, esta oportunidade aos jovens de hoje como aconteceu com os jovens de outrora.
O Trofeu da Juventude continuará todos o mês de junho com enecerramento inicio de julho.

Venha participe conosco!

20 maio 2009

MES DE MAIO: MES DE MARIA - MES DAS MAES

Nossa Senhora Auxiliadora

Lembranças confeccionadas pelas crianças e adolescentes

Coordenadora do CREAS e do Programa PETI
Jogral

Que delicia o lanche!

Algumas mães



FESTA DE MARIA AUXILIADORA E FESTA DAS MAES

SABADO DIA 16 DE MAIO-

O Centro Juvenil promeveu uma comemoração especial para as maes dos alunos dos Programas Sociais, para as maes dos catequizandos e dos oratorianos.
A convidada de honra foi Nossa Senhora Auxiliadora -
Una tarde diferente com muitas apresentações, mensagens, agradecimentos, incentivos, reflexões, sorteios, lanche e a benção final do Diacono Angelo, diretor do Centro Juvenil.










18 maio 2009

Poxoréu contra a Violência Sexual INFANTO-JUVENIL


Poxoréu CONTRA a Violência Sexual INFANTO-JUVENIL





Poxoréu no dia 18 de maio, a Secretaria de Pormoção Social juntamente com o CREAS, realizou no Salão do Centro Juvenil Salesiano uma palestra enfatizando a campanha de combate a exploração sexual INFANTO-JUVENIL, compareceram neste encontro o pároco PE. Josuelino, Dc. Angelo diretor do Centro Juvenil, Dr. Daniela Berigo promotora de justiça da comarca de Poxoréu, Prof. Leda representando a Secretaria de Educação, Luís Sérgio comandante da Policia Militar , também os alunos das escolas PE. César Albisetti, Escola Agropecuária Cidade dos Meninos, Escola Júlio Müller, Escola Poxoréu e Escola Juracy Macedo; também estiveram presentes alguns pais e sociedade. No dia 22 de maio (sexta-feira) a concientização da mesma será realizada com as escolas Guiomar Maria da Silva e Escola João Pedro Torres, visando conscientizar toda a população possível da gravidade que há em se manter oculta a exploração sexual infanto-juvenil na cidade de Poxoréu.

11 maio 2009

Abertura do 40º Troféu da Juventude











No dia 1 de maio de 2009, na quadra do Centro Juvenil, houve a Abertura do 40º Troféu da Juventude.




O evento contou com a participação de inumeras pessoas do municipio e região, além de atletas de várias gerações que passaram pelo Centro Juvenil.




Outro acontecimento marcante da festa, foi a presença do Mestre Armando Catrana, idealizador deste evento que acontece desde o ano de 1969.