COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 maio 2014

Pe. Natale Vitali celebra a missa de posse do Pe. Gildásio Mendes dos Santos
27/05/14
Por: Fládima Christofari - Jonalista MTb 743/MS
De Missão Salesiana de Mato Grosso - Campo Grande/MS
Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing

 
Representando o Reitor-Mor dos Salesianos, o Pe. Natale Vitali celebrou neste domingo (25), no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora – em Cuiabá/MT - a missa em ação de graças pela realização do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora, II Jornada Salesiana da Juventude e a posse do 18° Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso/ Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - o Pe. Gildásio Mendes dos Santos.
 
A Celebração Eucarística foi acompanhada pelos bispos Dom Antônio Emídio Vilar (Diocese de São Luiz de Cáceres/MT), Dom Mílton dos Santos (Arquidiocese de Cuiabá/MT) e Dom Eduardo Pinheiro da Silva (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande/MS); salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora; os 380 jovens que participaram da Jornada Salesiana da Juventude e os 544 participantes do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora – realizados de 23 a 25 de maio. Além da comunidade local, que lotou o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e o pátio do Colégio Salesiano São Gonçalo, onde foi montado um telão para transmitir a celebração.
 
Em sua homilia, Pe. Natale ressaltou a importância do apoio de toda Família Salesiana ao novo Inspetor durante os próximos seis anos. “Como o Papa Francisco foi escolhido por Deus para conduzir a sua Igreja, hoje o Pe. Gildásio foi escolhido para ser o pai desta comunidade inspetorial. Salesianos consagrados, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Voluntárias de Dom Bosco, Associação de Maria Auxiliadora, Missionárias do Bom Jesus, Ex-alunos (as) e amigos da Família Salesiana, amai o vosso Inspetor ajudai-o a vos levar a Jesus”, pediu o representante do Reitor-Mor.
 
Em seu discurso de posse, Pe. Gildásio destacou o início de um tempo novo na Igreja com a eleição do Papa Francisco e do novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana. Para ele, ser eleito Inspetor neste momento significa estar a serviço e em comunhão fraterna com todos os religiosos e leigos. 
 
O novo presidente da MSMT acredita que é necessário continuar fortalecendo os espaços conquistados, os processos realizados e valorizando a experiência e a história de cada salesiano. Ressaltou ainda a necessidade de renovar espírito de unidade na Inspetoria; aprofundar a vida em Deus; de transmitir a felicidade de ser missionário salesiano; de servir e acompanhar o outro (em especial, aos jovens) nas obras e projetos salesianos e de responder com criatividade, inovação e competência o desafio de oferecer sempre o melhor na educação e evangelização dos jovens nas escolasensino superior, trabalho social e nas casas de formação. “Convido os salesianos para se unirem no amor em Dom Bosco para buscar na união e nas atitudes organizadas, as respostas para os desafios do mundo de hoje. Que tenhamos audácia e coragem para ir ao encontro dos mais necessitados e de abrir espaços novos para evangelizar”, disse o novo Inspetor.
 

diretor do Colégio Salesiano Santo Antônio, Pe. Osvaldo dos Santos, recebeu na noite de quarta-feira, 29 de maio, o título de Cidadão Mato-Grossense na Assembleia Legislativa de Mato Grosso pelas mãos do Deputado Estadual Emanuel Pinheiro. O título é oferecido a pessoas que contribuíram para o crescimento econômico e social de Mato Grosso.

30 maio 2014


26 maio 2014

PROJETO TORCIDA PELA VIDA - CENTRO JUVENIL SALESIANO-PREFEITURA MUNICIPAL DE POXOREU-MT
  O projeto Social Torcida pela Vida oferece a criança, adolescente e jovem atividades esportivas e culturais, entre os quais a dança.  O grupo foi convidado para participar no dia 23 de maio de 2014, (sexta-feira) do IV Festival de dança tema "cinema" na cidade de Primavera do Leste, fez a sua inscrição na categoria juvenil e concorreu  com o filme "High School Musical" tendo como coreógrafa a instrutora de dança Cristine Ferreira dos Santos. Participaram doze adolescentes que demostraram muita disposição e entusiasmo na apresentação; Matheus Henrique ganhou em 1º como Dançarino destaque. 














24 maio 2014

Cuiabá sedia comemorações pelos 120 anos da Missão Salesiana
Na próxima sexta-feira, 23 de maio, a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) dará início às comemorações pelos seus 120 anos de atuação nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e na região oeste paulista.
As festividades reunirão mais de 800 pessoas no Colégio Salesiano São Gonçalo e no Colégio Coração de Jesus, localizados em Cuiabá(MT), com a realização do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora e da Jornada Salesiana da Juventude.
Os eventos culminam com a missa de posse do 18° Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos, que será celebrada no domingo (25), às 10h30, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.
Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora
Mais de 500 pessoas, entre Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Ex-alunos, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e de outros grupos da Família Salesiana, estão inscritas no Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora.
A abertura solene do evento será na sexta-feira (23), às 19h30, no anfiteatro Dom Malan, no São Gonçalo, com palestra sobre Maria na Sagrada Escritura e coquetel aos inscritos.
No sábado, dia 24, os participantes se reúnem em oração a partir das 7h30 no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Às 8h, será ministrada a palestra Maria na Tradição da Igreja. Em seguida, os participantes serão convidados para um coffee-break, antes da terceira e última palestra do congresso, com o tema Maria na Tradição Salesiana – esta marcada para 10h30, com o bispo de São Luiz de Cáceres, Dom Antônio Emídio Vilar, sdb. Logo após, será servido almoço no local.
Os participantes voltam a se encontrar às 17h para Celebração Eucarística no Santuário e, em seguida, saem em procissão seguindo pela Avenida XV de novembro até a Paróquia do São Gonçalo, no bairro do Porto - onde aportaram os primeiros Salesianos que chegaram em Cuiabá, no dia 18 de junho de 1894. O retorno ao Santuário será pela Av. Tem. Cel. Duarte (Prainha). 
Por último, realiza-se a Festa da Padroeira no Colégio Salesiano São Gonçalo, com apresentações artísticas e culturais, comidas e bebidas.
Na escola haverá também uma feira aberta à visitação no sábado (24) e domingo (25), com tendas para a apresentação dos grupos da Família Salesiana e atividades salesianas (escolas, paróquias, universidades, missões indígenas, entre outros).
No domingo, dia 25, é o dia da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.  Cerca de 20 sacerdotes estarão durante todo o dia no local para atender a confissões. Os devotos participaram de missas, que serão celebradas em cinco horários: 7h, 8h30, 10h30, 17h e 19h.
II Jornada Salesiana da Juventude (JSJ)
A abertura da II JSJ será no Colégio Sagrado Coração de Jesus, na manhã do dia 24 de maio.  Na ocasião, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, falará sobre o tema “Maria na vida do jovem e Maria na espiritualidade juvenil salesiana”.
No período da tarde haverá partilha de experiências sobre o voluntariado e rodas de conversa. Em seguida, os jovens se unem à Família Salesiana para participar da Santa Missa, Procissão e Festa da Padroeira, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.
A banda F2, composta por ex-alunos das presenças salesianas de Cuiabá e Campo Grande, irá animar as atividades da JSJ2014 no Colégio Coração de Jesus e na romaria dos jovens ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.
No dia seguinte, os participantes da JSJ se dirigem ao Colégio Salesiano São Gonçalo, onde participam da acolhida e oração com o Pe. Lauro Takaki Shinohara, atual Inspetor; e das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Maria Lúcia Barreto e Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo – Inspetoras de Campo Grande e Cuiabá, respectivamente. Na ocasião Pe. Lauro apresentará aos jovens o novo Inspetor nomeado pelo Reitor-Mor para o sexênio (2014-2020), Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos. Às 10h30 será celebrada missa em ação de graças pela realização da JSJ e a posse do 18° Inspetor.

Para a JSJ é esperada a participação de 325 jovens. O tema desta edição é “Maria: discípula fiel, mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos” e o lema “Eis aí a tua mãe! E o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19, 26-27)”. O evento é organizado pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

Pe. Gildásio Mendes dos Santos

Presidente da Missão Salesiana tomará posse neste domingo em Cuiabá
Será celebrada neste domingo, 25 de maio, a missa de posse do 18° Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o padre Dr. Gildásio Mendes dos Santos. A Celebração Eucarística será presidida pelo Conselheiro Geral para América Cone Sul e Presidente da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (Cisbrasil), Pe. Natale Vitali, às 10h30, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora – em Cuiabá (MT).
Para a celebração foram convidados os bispos e autoridades dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do oeste de São Paulo – áreas onde a Missão Salesiana de Mato Grosso atua por meio de escolas, faculdades e universidades; obras sociais e centros de formação profissional juvenil; paróquias e nas missões indígenas. Participam também os salesianos, grupos da Família Salesiana e os jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).
Pe. Gildásio Mendes dos Santos
O novo presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso é natural de Conceição da Barra (ES) e iniciou a vida religiosa em Mato Grosso do Sul. Tem bacharelado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena (SP). Recebeu o bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia, Pio XI, Lapa, capital paulista. Tem mestrado em Jornalismo pela Universitá Pontifícia Salesiana (UPS), Roma.
Continuou seus estudos, fazendo mestrado no Department of Telecommunication, na Michigan State University, nos Estados Unidos, na área de realidade virtual. Em 2006 recebeu o título de Doutor em Comunicação no Department of Communication da Wayne State University, em Michigan. O título de doutorado foi reconhecido no Brasil pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). De 2006 a 2008, Pe. Gildásio foi Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande.
Atualmente o Pe. Dr. Gildásio Mendes integra a comissão de assessoria de Comunicação da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Consulta Mundial de comunicação para a Congregação Salesiana, membro da Equipe Editorial do Boletim Salesiano do Brasil e Delegado para a comunicação na Inspetoria de Campo Grande. Tem ainda 16 livros publicados em português, inglês e italiano, além de artigos científicos. É conferencista e pesquisador na área de comunicação virtual - mídia digital – redes e interações humanas. Alguns títulos de seus livros: "A tempo di BIT" (em Italiano), "On the Banks", "Cast the Nets" e “Do this in Memory of Me” (em Inglês); "A arte de comunicar", "As virtudes e os vicios da internet" e “A realidade do virtual” (em Português). Sua obra mais recente, publicada internacionalmente é intitulada "Television in Brazil: a factor of racial divide?” e “Geração Net” (Edições Paulinas).

De 2006 a 2008, Pe. Gildásio foi Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). Trabalhou em Corumbá como Diretor da Faculdade Salesiana Santa Teresa e do Colégio Salesiano Santa Teresa. Foi membro do Conselho Inspetorial da MSMT. De fevereiro a abril deste ano esteve em Roma, onde participou do 27° Capitulo Geral dos Salesianos.

21 maio 2014

ENCONTRO DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E COMUNITÁRIOS

A proteção social está referida a ações preventivas, que reforçam a convivência, socialização, acolhimento e inserção, e possuem um caráter mais genérico e voltado prioritariamente para a família e visa desenvolver potencialidades, aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a tal fim as famílias dos atendidos do Projeto Torcida pela Vida  Quinta Feira dia 15 as 19 hs participaram do  primeiro encontro deste ano.
A programação foi extensa, iniciando com  um momento de fé e agradecimento  a  NS. Auxiliadora; a projeção  de um vídeo institucional  já em clima de preparação ao  Bicentenário; partilha com a Equipe Educativa  e os instrutores abrilhantaram a noite com apresentações   culturais de teatro, dança e violão.
Na ocasião os pais ou responsáveis  retiraram os uniformes e um lanche de confraternização encerrou a noite.























REATIVANDO O BLOG

QUERIDOS AMIGOS DO BLOG APÓS UM PERÍODO DE AUSÊNCIA ESTAMOS VOLTANDO  COM AS INFORMAÇÕES DO CENTRO JUVENIL E CONTAMOS MAIS UMA VEZ COM O SEU CARINHO.